Dynamic Search Ads, ou no português, anúncios dinâmicos da rede de pesquisa, podem ser definidos como anúncios de shopping, só que sem foto ou preço do produto.

Isso ocorre porque o princípio básico desse tipo de anúncio é que ele se adapte às pesquisas dos usuários, da mesma forma que acontece no Google Shopping.

Essa semelhança também se faz presente nas palavras-chave, uma vez que, como no shopping, as campanhas de pesquisa que utilizam anúncios dinâmicos não necessitam de palavras-chave.

A ideia é exibir ao cliente o anúncio mais relevante possível de acordo com a busca que ele realizou e leva-lo a uma página do site assertiva que seja condizente ao termo pesquisado.

Como são criados os anúncios dinâmicos?

Todos os anúncios são gerados de forma dinâmica de acordo com o conteúdo presente no seu site e você só tem o papel de definir uma descrição de até 180 caracteres.

Dessa forma, a cada nova pesquisa, o título do anúncio pode aparecer de forma diferente e ao ser clicado, também levará o usuário a uma página diferente.

Por exemplo

Pense que você tem um site de dicas de cuidados para pets e um usuário pesquisou no Google por “qual a melhor ração para cachorros filhotes”. Logo, um anúncio seu é ativado com o título “Descubra a Melhor Ração para o seu Cãozinho”, que é o título de um post do seu site.

Ao clicar, o usuário é direcionado automaticamente a página desse post, sem que você tenha definido isso na campanha.

Mais tarde, uma pesquisa por “quero adotar um gato” é realizada e um outro anúncio seu é ativado com o título “Adoção de Gatos”, que ao ser clicado, leva o usuário a uma página do seu site que mostra o endereço de locais para adoção de pets.

Nesses dois casos, os anúncios fazem parte da mesma campanha, apesar de tratarem de assuntos distintos e além disso, possuem a vantagem de levarem os usuários a páginas especificas de acordo com os temas buscados, aumentando as chances de eles passarem mais tempo no site.

Anúncios dinâmicos também funcionam para lojas virtuais?

Os anúncios dinâmicos da rede de pesquisa são uma mão na roda para quem tem um e-commerce, ainda mais se a loja tiver produtos variados.

Definir várias palavras-chave e criar diversos anúncios diferentes para cada uma delas pode levar muito tempo e não dar o retorno esperado. Com isso, pode ser mais saudável utilizar os anúncios dinâmicos e deixar o Google fazer uma parte do trabalho criativo.

Boa ideia para contas novas de Google Ads

Além disso, anúncios dinâmicos são bastante recomendados para novas contas de Google Ads, pois, nesse momento, muitos anunciantes ainda não sabem quais palavras-chave serão benéficas para a conta.

Nesse caso, além de ganhar tempo na criação dos anúncios, esse tipo de estratégia te dá uma visão melhor do site e do seu público, já que, após algum tempo de circulação, você pode acompanhar os termos de pesquisa da campanha e verificar quais são as buscas mais frequentes entre tantos conteúdos que seu site oferece.

Feito isso, você pode focar seus esforços em criar campanhas específicas em cima dessas pesquisas de maior relevância e alocar sua verba de forma mais assertiva de acordo com os interesses dos usuários.

Mas preste atenção

Para que os anúncios dinâmicos da rede de pesquisa funcionem da melhor forma possível, é necessário que seu site esteja bem estruturado seguindo os padrões da web.

Isso fará com que o conteúdo das suas páginas seja detectado mais facilmente pelo Google e com isso, seus anúncios serão gerados de forma mais assertiva.

Hora de pôr a mão na massa

Agora que você já sabe como funcionam os Dynamic Search Ads, é hora de implementá-los. Clique aqui para acessar o post sobre como criar esses anúncios e também confira algumas dicas valiosas que podem fazer toda a diferença no resultado da sua campanha.


Claudio Junior

Claudio Junior

Formado em Sistemas de Informação e trabalhando com marketing de perfomance há mais de dois anos, adora assistir filmes de super heróis, jogar futebol e acredita que ensinar é a melhor forma de aprendizado.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *