Depois de aprender como funcionam os Dynamic Search Ads, chegou a hora de você criar sua própria campanha de pesquisa com anúncios dinâmicos.

Se você quer relembrar um pouco sobre o tema, basta clicar aqui para ser redirecionado ao post “Dynamic Search Ads: uma boa ideia para contas de Google Ads recém criadas”.

Começando do começo

O início da criação desse tipo de campanha é bem simples, bastando apenas seguir os passos iniciais como se fosse criar uma campanha de pesquisa padrão.

Selecione o objetivo da campanha, o tipo da campanha e informe o domínio do seu site. A partir dessa etapa começam as configurações para ativar os anúncios dinâmicos:

Passo 01

Após dar um nome a sua campanha e selecionar as redes nos quais os anúncios irão ser exibidos, clique em “Mostrar mais configurações”, conforme na imagem abaixo:

Passo 01 para criar anúncios dinâmicos de pesquisa
Passo 01: clique em “Mostrar mais configurações”

Passo 02

Clique para abrir a opção de “Configuração dos anúncios dinâmicos de pesquisa”, seguindo a imagem abaixo:

Passo 02 para criar anúncios dinâmicos de pesquisa
Passo 02: clique em “Configurações dos anúncios dinâmicos de pesquisa”

Passo 03

Insira o domínio do seu site somente a partir do “www”, sem digitar o “http://” ou “https://”. Deixe habilitado o idioma “Português” e selecione a opção para “Usar o índice do Google do meu site”, conforme abaixo:

Passo 03 para criar anúncios dinâmicos de pesquisa
Passo 03: insira seu domínio e selecione “Usar o índice do Google do meu site”

Passo 04

Dê um nome para o seu grupo de anúncios e selecione a opção “Todas as páginas da Web”, seguindo a imagem a seguir:

Passo 04 para criar anúncios dinâmicos de pesquisa
Passo 04: selecione “Todas as páginas da Web”

Passo 05

Nessa etapa será possível ver que o cabeçalho do seu anúncio será gerado automaticamente bastando apenas você inserir duas descrições de até 90 caracteres, cada uma, conforme ilustra a imagem abaixo:

Passo 05 para criar anúncios dinâmicos de pesquisa
Passo 05: insira duas descrições de até 90 caracteres

Seguindo esses passos, basta elaborar os anúncios e depois, clicar em salvar para finalizar a criação da campanha de pesquisa com anúncios dinâmicos.

Lá vai algumas dicas

Como qualquer outro tipo de campanha, os anúncios dinâmicos da rede de pesquisa possuem suas peculiaridades e pontos de otimização e em cima disso, abaixo se encontra uma lista de sugestões de melhorias que podem ser aplicadas em seus dynamic search ads:

Utilize descrições genéricas

Na maioria dos casos, os anúncios dinâmicos abrangem uma grande quantidade de conteúdo do site, logo, se você utilizar descrições muito específicas nos anúncios, é provável que ele acabe não fazendo sentido em diversas ocasiões.

Se você tem um e-commerce, por exemplo, utilize termos como “toda a loja em até 10x sem juros”, “milhares de produtos à pronta entrega” e por aí vai. Lembre-se de que sua descrição deve atender a maior parcela de conteúdo possível para que os anúncios tenham lógica.

Fique de olho na segmentação do conteúdo

À princípio, é comum selecionarmos todas as páginas do site para serem segmentadas na campanha, entretanto, com o passar do tempo, o Google passará a identificar as demais categorias do seu site e com isso, você poderá refinar um pouco a sua campanha nas sessões mais lucrativas do seu domínio.

Imagine que você é um Personal Trainer e possui um blog sobre emagrecimento com o objetivo de capturar leads para oferecer seus serviços.

Após algumas semanas com a campanha de anúncios dinâmicos ativa, você percebe que a categoria de “Emagreça em casa” gera muito mais interessados do que a sessão de “Exercícios na academia”.

Dessa forma, você poderá desativar “Exercícios na academia” da segmentação dos anúncios e automaticamente, sobrará um percentual maior de verba para as demais categorias que possuem um potencial maior para atrair clientes.

Acompanhe seus termos de pesquisa

Não se esqueça que anúncios dinâmicos circulam em uma campanha de pesquisa, logo, você precisa ficar de olho com os termos pesquisados.

Negative os termos que estão sendo prejudiciais para a campanha, como palavras que possuem um custo alto e pouco resultado.

Além disso, acompanhar os termos de pesquisa pode dar um ótimo panorama sobre os interesses do seu público e ajudar na tomada de decisão sobre as otimizações na campanha e também, sobre o conteúdo a ser oferecido no site.

Evite anunciar na rede de display

Logo nos primeiros passos da configuração da campanha, você deve selecionar quais serão as redes utilizadas para exibir seus anúncios.

Por padrão, a rede display vem marcada, conforme é mostrado no passo um desse post, porém, não hesite em removê-la, já que anúncios de texto na rede display não costumam dar bons resultados.

Análise o desempenho de cada criativo

É fato que você não controle sobre os títulos dos anúncios, mas saiba que a descrição deles também faz uma baita diferença. Por recomendação, é importante que você tenha no mínimo três anúncios por cada grupo de anúncios.

Com o tempo, é natural que alguns se destaquem mais do que os outros e por esse motivo, você deve se atentar, principalmente, àqueles que não estão dando um bom resultado.

Muitas vezes, pode ser que sua descrição não esteja chamativa, o texto não esteja relevante para o cliente ou pior, possa haver erros ortográficos. Por isso, nunca se esqueça de acompanhar seus anúncios.

Cuidado com os lances automatizados

Não sou muito fã de lances automatizados para campanhas de pesquisa com anúncios dinâmicos, principalmente se forem campanhas novas. Em diversas situações, por ainda não ter histórico ou dados suficientes, o Google pode pagar valor absurdos no lance dos termos de pesquisa.

Dessa forma, aconselho a utilizar CPC Manual ou Maximizar Cliques em campanhas recém criadas com anúncios dinâmicos e, no máximo, alterar para CPA Desejado no futuro, pois mesmo sendo automatizado, essa estratégia de lance ainda permite que você tenha um leve controle nos gastos da campanha.

Resumindo

Dynamic Search Ads é uma boa solução para quem quer criar uma campanha de pesquisa de forma simples e rápida ou que ainda não tem muita noção sobre palavras-chave relevantes para seu negócio.

Seguindo as instruções de configuração e dicas acima, é provável que você consiga criar sua campanha sem problemas e otimiza-la de forma que garanta um bom retorno em cima dos seus investimentos em divulgação.


Claudio Junior

Claudio Junior

Formado em Sistemas de Informação e trabalhando com marketing de perfomance há mais de dois anos, adora assistir filmes de super heróis, jogar futebol e acredita que ensinar é a melhor forma de aprendizado.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *