Para ter uma conta no Google Ads não é necessário ter cadastro em nenhum outro produto Google, entretanto, vincula-la à outras ferramentas Google pode melhorar muito a experiência de uso da plataforma.

Entre as vinculações mais comuns, está o Google Merchant Center, uma vez que essa ferramenta é necessária para a criação de campanhas de shopping no Google Ads.

Já o Google Analytics, um dos produtos mais conhecidos da Google, não é uma vinculação obrigatória para o Google Ads, porém, quando feita, pode ajudar muito os anunciantes no momento de análise das campanhas.

Isso acontece pelo fato de que o Google Analytics disponibiliza métricas nativas de sua plataforma para serem incluídas nas colunas das campanhas do Google Ads, nos trazendo novos insights sobre as estratégias que estão sendo aplicadas no momento.

Após realizar a vinculação com o Google Analytics, quatro novas métricas serão disponibilizadas, sendo elas:

  • Taxa de rejeição;
  • Páginas/sessão;
  • Duração média da sessão (segundos);
  • % novas sessões.

Mas por que isso é tão importante?

Suponha que há uma campanha de pesquisa na sua conta de Google Ads que possui um ótimo CTR, vários cliques diários, porém, nenhuma venda. Nesse cenário, analisar a “taxa de rejeição” dessa campanha pode ser a solução para entender a falta de conversões, uma vez que a página de destino do seu anúncio pode estar exibindo conteúdo de baixa relevância aos usuários, fazendo com que eles deixem o site sem interagir com ele.

Num outro cenário pode ser que seu objetivo de marketing seja atrair novos clientes. Com isso, incluir a coluna de “% novas sessões” pode te mostrar qual campanha está atraindo a maior parcela de novos usuários e assim, realocar sua verba visando o alcance da meta.

Para vincular o Google Analytics ao Google Ads é muito simples. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse sua conta do Google Ads;
  2. Clique em “Ferramentas” e depois em “Contas vinculadas”;
  3. Clique em “Detalhes” na ficha do Google Analytics;
  4. Clique em “Vincular”;
  5. Habilite a opção de “Vincular“ e “Importar métricas do site”;
  6. Clique em “Salvar”.

Dentro de alguns minutos as métricas já estarão disponíveis para serem utilizadas nas colunas das campanhas. Feito isso, basta adicionar as novas métricas nas colunas do Google Ads, conforme passo a passo abaixo:

  1. Clique em “Colunas” e depois em “Modificar colunas”;
  2. Vá até a sessão de “Google Analytics” e selecione as métricas desejadas;
  3. Organize a exibição das colunas do jeito que preferir e clique em “Aplicar”.

Ao finalizar, as novas métricas serão exibidas nas suas colunas, sendo que, você pode adiciona-las à nível de campanha, grupo de anúncios ou palavras-chave.

Resumindo

Importar as métricas do Google Analytics ao Google Ads é um processo simples e que pode agregar muito em suas análises. Além disso, essas novas métricas servem para vários tipos de campanha, como pesquisa e shopping e acompanhadas de forma correta, podem ser indicadores importantíssimos para melhorar o resultado da sua conta de Google Ads.


Claudio Junior

Claudio Junior

Formado em Sistemas de Informação e trabalhando com marketing de perfomance há mais de dois anos, adora assistir filmes de super heróis, jogar futebol e acredita que ensinar é a melhor forma de aprendizado.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *