É comum alguns clientes questionarem a necessidade de uma campanha institucional no Google Ads. Muitos alegam que ao pesquisarem por suas marcas no Google, o primeiro resultado exibido já é o site da sua empresa e por isso, não faz sentido pagar por cliques nesse tipo de busca. Mas será que eles estão certos? Já adianto que não!

Esse argumento já cai por terra a partir do momento que o próprio Google Ads possui uma campanha de pesquisa para buscas por “google ads”, conforme imagem abaixo:

Exemplo de campanha institucional do Google Ads
Campanha institucional do Google Ads

Uma das maiores preocupações dos anunciantes nesse tipo de campanha é o valor do lance para essas palavras-chaves da marca. Quanto a isso, podem ficar tranquilos.

Ao utilizar palavras-chaves da própria marca, principalmente em correspondência exata e de frase, é muito provável que seus lances fiquem baixíssimos, pois o Google entende que o seu anúncio é o mais relevante para aquela busca, já que sua página de destino se trata do site da própria marca buscada.

Entre tantos argumentos, acredito que existam três tópicos essenciais que fundamentam a importância de se possuir uma campanha de pesquisa institucional no Google Ads:

1 – Sua marca sempre no topo

Depender somente do posicionamento orgânico do seu site as vezes não é a melhor solução. Sem um anúncio institucional, nada impede que seu concorrente utilize a palavra-chave da sua marca para uma campanha dele e exiba seu anúncio antes do resultado orgânico do seu site. Com isso, algum usuário desavisado pode pesquisar pela sua marca e acabar gerando tráfego para um concorrente;

2 – “Esconda” links indesejados

Ao criar um anúncio bem estruturado com todas as extensões possíveis, os demais links orgânicos serão “empurrados” para baixo, já que seu anúncio tomará um espaço maior da tela. Pense no cenário em que seu cliente possui um link do Reclame Aqui com avaliações não muito legais ou algum processo no Jusbrasil logo nos primeiros resultados de pesquisa no Google.

Ao possuir um anúncio institucional, esses dois links acabariam parando num local mais abaixo da tela e suas visualizações seriam minimizadas, principalmente em smartphones, onde um anúncio de texto pode ocupar até todo o espaço da tela;

3 – A solução para sites novos:

Se você estiver fazendo campanhas para um site que ainda não tem um bom ranqueamento, uma campanha institucional é a única solução para que os usuários encontrem sua marca quando pesquisarem por ela no Google. Caso contrário, levará algum tempinho até que os resultados orgânicos passem a exibir sua marca nos primeiros resultados de pesquisa.

Resumindo

Ter uma campanha de pesquisa institucional é praticamente um requisito mínimo para uma conta de Google Ads bem estruturada. Além de não exigir um investimento alto, ela é a garantia de que sua marca sempre seja encontrada no Google quando as pessoas estiverem procurando por ela.


Claudio Junior

Claudio Junior

Formado em Sistemas de Informação e trabalhando com marketing de perfomance há mais de dois anos, adora assistir filmes de super heróis, jogar futebol e acredita que ensinar é a melhor forma de aprendizado.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *